quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Um Livro da Nossa Biblioteca (1)

Vamos publicar no blogue a série "um livro da nossa biblioteca".

A escolha é completamente aleatória, por uma daquelas razões que a própria razão desconhece.

Por exemplo o livro que publicitamos hoje, surgiu-nos na mão por mero acaso.


Achámos curiosa a capa, assim como o título, Amanhã Quando Romper o Dia", um romance da autoria de Barata Dias. Pena não haver qualquer referência ao autor da ilustração.

O livro foi editado em 1946, no auge do neo-realismo. Faz parte da "Estante Orlando Laranjeiro", Literatura Portuguesa (nº 761).

sábado, 19 de janeiro de 2013

A Primeira Quinta-feira da Biblioteca


A primeira quinta-feira, data oficial da abertura da Biblioteca da Incrível, decorreu com normalidade.

Estiveram presentes os dois bibliotecários (eu e a Angela), que receberam a visita simpática da Gena e do Américo, assim como do Henrique, que proporcionaram uma boa conversa à volta dos livros e das bibliotecas, não tivesse o Américo sido durante anos bibliotecário da nossa vizinha Academia.

O primeiro passo foi dado, agora resta-nos esperar pelos leitores...

domingo, 13 de janeiro de 2013

A História da Incrível em Livros (1)


A aproximação da comemoração do 150º Aniversário da Incrível foi aproveitada para reunir todo o trabalho realizado por António Henriques - o mais dedicado estudioso da história da Incrível Almadense -, sob a forma de livro, através de oito volumes, temáticos, publicados entre 1991 e 1998.

Estas palavras estão ilustradas com a  capa do primeiro volume.

sábado, 12 de janeiro de 2013

A Biblioteca Abre às Quintas


A Biblioteca da Incrível Almadense vai voltar a estar ao serviço dos seus associados, depois de ter sido encerrada em 1998.

Nesta fase experimental, abrirá uma vez por semana, às quintas-feiras, entre as 15 e as 18 horas, onde será possível requisitar livros.

sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

A Fundação da Biblioteca da Incrível Almadense


A Incrível Almadense ao longo da sua história, que já atravessa três séculos, sempre se assumiu como uma Associação Popular, sem elitismos e com uma massa associativa composta, maioritariamente, por operários.

Esta poderá ser a explicação mais plausível para o facto da biblioteca da Incrível só ter sido fundada a 4 de Outubro de 1931, oitenta e três anos depois da sua fundação, durante a comemoração de mais um aniversário.

Claro que existem outras explicações, da qual não nos podemos desviar, como o elevado grau de iliteracia dos portugueses. Num país com grandes índices de analfabetismo, é perfeitamente compreensível que a existência de uma biblioteca numa colectividade popular, estivesse longe de ser uma prioridade.

Neste começo da década de trinta não existia qualquer biblioteca pública ou associativa na Vila de Almada, que estivesse acessível à população, o que só enaltece a importância deste acto tão significativo a nível Cultural.

João Luís da Cruz, durante o discurso que proferiu na inauguração solene da biblioteca fez diversas considerações sobre a importância social daquele espaço de cultura popular, formulando votos para o desenvolvimento da biblioteca, numa terra onde não existia qualquer biblioteca colectiva, sem deixar de referir que o seu progresso dependeria do amor de todos aqueles que souberem aquilatar o valor de tal obra e as suas consequências de ordem moral e intelectual na Incrível e na Vila de Almada.

O Acto de Inauguração da Biblioteca foi assinado por 61 individualidades, onde constavam alguns dos nomes mais importantes ligados à colectividade e ao concelho.

quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

A Catedral do Associativismo Almadense


A Sociedade Filarmónica Incrível Almadense é muito mais que a Colectividade mais antiga de Almada, é um dos grandes exemplos das boas práticas do Associativismo no nosso país. Foi desta forma que conseguiu ultrapassar três séculos, sempre com grande dinamismo e honrando os princípios dos homens que em 1848, tiveram a ideia Incrível de criar uma Sociedade Filarmónica em Almada...

Hoje a Incrível continua a ter um grande orgulho na sua Banda Filarmónica e Escolas de Música, assim como nas restantes actividades desenvolvidas, quer pelo Grupo Cénico, pelos Cavaquinhos ou pelo Coro Polifónico.

A Biblioteca é mais uma actividade Incrível, embora seja a principal motivação deste blogue, que acabou de nascer hoje, em Almada.