segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

A Biblioteca de Dom Francisco de Noronha

Algumas das obras mais antigas (e valiosas...) da biblioteca da Incrível foram doadas por Dom Francisco de Noronha, que deixou os seus livros em testamento às bibliotecas da Incrível e da Academia.


Uma delas é a famosa enciclopédia de M. Diderot, do século XVIII. Enciclopédia que foi dividida pelas duas Colectividades, estando por isso incompleta, em ambas as estantes....


Publicamos também uma fotografia onde surge Dom Francisco de Noronha a discursar, durante as comemorações do centenário da Incrível, em 1848.

Uma das suas paixões era a escrita. Além de escrever em dezenas de jornais, deixou também alguns ensaios importantes.

terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

A Incrível na História (1)


Carlos Guilherme continua a ser um dos elementos mais profícuos na  busca incessante  por novos dados que reforcem a  história (extremamente rica) da Incrível Almadense. 

A sua última descoberta foi a mais que provável participação da nossa Banda no funeral do Rei D. Pedro V, a 16 de Novembro de 1861. Embora não possamos afirmar com toda a certeza que era a nossa Filarmónica, sabemos que nesta data a única Banda Musical conhecida em Almada era a da Incrível Almadense.

Transcrevemos este pequeno texto da biografia, "D. Pedro V", editada pelo Circulo Leitores, na série Reis de Portugal, da autoria da historiadora, Maria Filomena Mónica, bastante esclarecedor:

«[...] O préstito partiu, às 10 horas da manhã, do paço das Necessidades, com os Lanceiros da Rainha à frente, seguidos pelos dignatários e por duzentas carruagens, quase todas vazias. os participantes tinham-se agrupado por corporações. Os empregados da Alfândega eram presididos pelo director geral, a Filarmónica de Almada, encabeçada pelo presidente, os alunos do Curso Superior de Letras pelo conselheiro Viale, os alunos do Conservatório pelo inspector geral dos Teatros, a Associação dos Sapateiros pelo presidente, as redacções dos jornais pelo respectivo director. Ao lado do último coche iam, de novo, moços da Real Câmara, com tochas acesas. No final seguia o povo. [...]»

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

A História da Incrível em Livros (2)


Em 2006 a Junta de Freguesia de Almada editou uma história infantil sobre a Incrível Almadense, da autoria do casal incrível,  Ana Pereira da Silva e Pedro Silva (infelizmente já desaparecido...), com o título "SFIA Uma História Incrível".

Esta obra bonita e agradável  foi feita a pensar nas escolas, nas crianças, e claro, na divulgação da história da Colectividade mais antiga de Almada.