sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

A Fundação da Biblioteca da Incrível Almadense


A Incrível Almadense ao longo da sua história, que já atravessa três séculos, sempre se assumiu como uma Associação Popular, sem elitismos e com uma massa associativa composta, maioritariamente, por operários.

Esta poderá ser a explicação mais plausível para o facto da biblioteca da Incrível só ter sido fundada a 4 de Outubro de 1931, oitenta e três anos depois da sua fundação, durante a comemoração de mais um aniversário.

Claro que existem outras explicações, da qual não nos podemos desviar, como o elevado grau de iliteracia dos portugueses. Num país com grandes índices de analfabetismo, é perfeitamente compreensível que a existência de uma biblioteca numa colectividade popular, estivesse longe de ser uma prioridade.

Neste começo da década de trinta não existia qualquer biblioteca pública ou associativa na Vila de Almada, que estivesse acessível à população, o que só enaltece a importância deste acto tão significativo a nível Cultural.

João Luís da Cruz, durante o discurso que proferiu na inauguração solene da biblioteca fez diversas considerações sobre a importância social daquele espaço de cultura popular, formulando votos para o desenvolvimento da biblioteca, numa terra onde não existia qualquer biblioteca colectiva, sem deixar de referir que o seu progresso dependeria do amor de todos aqueles que souberem aquilatar o valor de tal obra e as suas consequências de ordem moral e intelectual na Incrível e na Vila de Almada.

O Acto de Inauguração da Biblioteca foi assinado por 61 individualidades, onde constavam alguns dos nomes mais importantes ligados à colectividade e ao concelho.

Sem comentários:

Enviar um comentário