domingo, 21 de abril de 2013

Um Documento Importante


"O Sábado sem Sol" de Romeu Correia provocou alguma polémica em Almada, pois algumas pessoas sentiram-se retratadas em alguns dos seus contos e fizeram queixa do escritor, tendo esta obra entrado na "lista negra" da PVDE, que efectuou as diligências legais, quer na biblioteca da Incrível, quer na biblioteca da Academia, para a sua apreensão.

Felizmente os bibliotecários já estavam de sobreaviso e foi apreendido um número insignificante de livros.

Eis a cópia do auto de busca e de apreensão da polícia secreta...

sábado, 20 de abril de 2013

O "Sábado sem Sol" do Romeu


A edição do livro de contos, "Sábado sem Sol", com que o escritor Romeu Correia se estreou no mundo da literatura, em Fevereiro de  1947, é a prova que apesar da não existirem relações oficiais entre a Incrível Almadense e a Academia Almadense desde 1895 (data da fundação da Academia, por dissidentes da Incrível, considerados traidores pela Colectividade mais antiga de Almada...), as duas bibliotecas já cooperavam entre si.

Esta edição contou com o apoio de ambas as bibliotecas, tendo o seu lucro também sido dividido por ambas, por decisão de Romeu Correia.

Esta cooperação também foi importante para a aquisição de livros proibidos ou que não eram  editados entre nós, encomendados a consócios ou amigos almadenses das duas Colectividades, que trabalhavam na Marinha Mercante e os traziam do Brasil.